Pergunta que eu respondo

Tens dúvidas acerca dos teus direito ou deveres de aluno? Tens dúvidas quanto à forma de proceder quando te acontece alguma coisa na escola?
ENTÃO, PERGUNTA QUE EU RESPONDO
escreve um e.mail para
alunodamorgado@gmail.com
indica a tua dúvida e identifica-te com o teu nome, ano e turma. Os teus problemas/dúvidas não serão divulgados .

terça-feira, 10 de março de 2009

Intervenção Civica...

A intervenção cívica revela-se como uma excelente oportunidade para sairmos da inércia, de darmos a conhecer as nossas ideias, de nos tornarmos cidadãos interventivos na construção da sociedade que queremos e com as regras que queremos viver.
A intervenção civica, além de ser uma actividade significativamente respeitada, permite uma aproximação aos mais diversos sectores da nossa sociedade, com a garantia de que se formos determinados e convictos naquilo em que nos envolvermos, encontraremos terreno fértil para a difusão das nossas ideias. A intervenção civica permite-nos mostrar que existem pessoas capazes de intervir na sociedade para além daqueles que são parte integrante da politica-partidária, quase sempre escrava dos ideiais e esquemas económicos, e como tal, nem sempre capazes de fazerem o melhor e o que é mais certo.
Senão vejamos, quantos de nós pertencem às associações de estudantes nas escolas e universidades? Quantos de nós intervêm nas reuniões da escola e procuram ter um papel crucial na sua própria educação? Quantos de nós procuram envolver-se nos comissões de estudantes? Quantos de nós pertencem às variadíssimas associações de jovens que procuram uma conduta responsável e de intervenção na cidadania? Quantos de nós pertencem ao rancho folclórico da sua região e dessa forma ajudam à preservação da identidade carnal do seu povo? Quantos de nós são membros de uma banda musical que reflicta nas letras a nossa forma de conceber a vida e o mundo? Quantos de nós pertencem às associações culturais, recreativas e desportivas das suas localidades?
Enfim, poderia continuar por aí adiante a salientar aspectos das nossas vidas diárias que poderiam ser rentabilizados para benefício das nossas ideias, mas que por inércia ou receio infundado nada se faz.
Estabelecer objectivos concretos por via da intervenção cívica, eis uma fórmula que trará inegavelmente resultados positivos no campo da acção política, social e cultural.
Tu podes fazer a diferença. Tens é de vencer a inércia e iniciar o teu caminho. Participa, sê activo.
Poderá demorar, pouco importa, és jovens... e mais a mais, a pressa sempre foi inimiga da perfeição.

1 comentário:

BE ESMM disse...

Forma atraente e útil de despertar consciências - espera-se... - e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso a informação dispersa e por vezes tão necessária no quotidiano estudantil. Uma iniciativa que aplaudimos!